Guia completo: Conta PJ MEI

Neste artigo, falaremos sobre diversos tópicos em relação e, além disso,  à possibilidade de  abrir uma conta PJ através da sua MEI.

Esse assunto é bastante recorrente dentro do universo dos empreendedores, tendo em vista que uma conta PJ para a sua MEI pode ter diversos benefícios.

Entre os principais benefícios, podemos citar os principais que são:

  • Praticidade;
  • Controle Financeiro;
  • Respaldo Judicial.

Mas, antes de nos aprofundarmos nos benefícios, é fundamental que possamos entender o que é uma conta PJ e como podemos abrí-la com a sua MEI.

Dessa forma, iremos abordar a seguir o significado, principais características e o método que você pode utilizar para abrir uma conta jurídica com a sua micro empresa.

Então, vamos lá!

Fonte: Canva

O que é uma conta PJ?

Como citamos anteriormente, é possível criar uma conta PJ com a sua micro empresa. No entanto, é fundamental que você siga uma série de passos.

No entanto, inicialmente, iremos tratar sobre o significado de uma conta PJ.

Basicamente, a sigla PJ significa Pessoa Jurídica, ou seja, uma conta PJ nada mais é do que uma conta vinculada a um CNPJ.

Mas não se engane, a criação de uma conta PJ é pré-requisito básico da administração financeira de uma empresa: Separar a conta pessoal da empresarial.

Isso se deve principalmente porque através dessa separação você consegue ter um melhor controle e destinar de forma mais clara os seus ganhos.

Ou seja, destinar aquilo que você arrecada através da sua pessoa física para a sua conta pessoal e aquilo que você arrecada pelo PJ para a conta empresarial.

No contexto da MEI, a conta PJ tem diversas características que precisamos prestar atenção antes de criarmos uma.

Portanto, é necessário que nós levemos em consideração algumas características do MEI que serão considerados no momento da abertura de uma conta PJ:

  • Eliminação de problemas fiscais
  • Segurança dos bens arrecadados
  • Maior poder e controle sobre os resultados financeiros

De forma geral, todas essas características são possibilitadas pela criação do MEI, mas asseguradas pela conta PJ.

Logo, é fundamental que todo MEI tenha uma conta PJ, o qual será o local que você irá desfrutar dos seus benefícios.

Com todas essas informações acolhidas, é o momento de abrir a sua conta PJ através da sua MEI.

Então, vamos lá!

Benefícios da conta PJ MEI

Como citado na introdução deste artigo, a conta PJ da sua MEI irá possuir diversos benefícios.

Dentre eles estão:

  • Praticidade;
  • Controle Financeiro;
  • Respaldo Judicial.

Assim sendo, neste tópico iremos abordar cada um de forma mais profunda, levando em consideração os principais impactos que eles terão no seu negócio.

Então, vamos começar com o benefício: Praticidade.

Praticidade

A conta MEI fornece diversos benefícios, no entanto aquele que se destaca é: A praticidade. Então, é fundamental que possamos nos aprofundar nesse benefício.

De forma geral, a conta MEI fornece uma facilidade e praticidade de receber e fazer pagamentos com o cartão empresarial.

Isso se deve porque a maior parte das transações envolvendo uma conta PJ é feita através de automatizações disponibilizadas pelos bancos.

Além disso, a conta MEI fornece uma agilidade e segurança extra nas suas operações financeiras, tendo em vista que exige etapas extras na hora de efetuar as operações.

Em resumo, a conta MEI fornece diversos benefícios de forma prática e simples, levando em consideração um mecanismo acessível para todos.

Controle Financeiro

No segundo tópico, falaremos sobre como a conta MEI pode auxiliar no seu controle financeiro pessoal e empresarial.

Previamente, vimos que é fundamental ocorrer a divisão das contas PF e PJ. Seguindo esse princípio, você consegue ter um maior controle financeiro em ambos os casos.

Pela divisão de contas, você consegue enxergar com clareza qual foi sua receita dentro do seu negócio e controlar financeiramente essa receita.

Sem uma divisão prévia, não seria possível identificar quais foram as transações feitas pela sua MEI e quais foram as suas operações pessoais.

Junto a isso, a conta PJ pode fornecer diversos dados adicionais que podem lhe auxiliar na hora de fazer o balanço de contas da sua empresa.

Dessa forma, você consegue ter uma visão estratégica de quais são as medidas que você deve tomar no presente e no futuro para que você possa obter resultados através delas.

Em resumo, o controle financeiro pode ser um grande aliado seu, no entanto é necessário que você tenha uma conta PJ e saiba ter uma visão estratégica dos seus ganhos.

Respaldo Judicial

Por fim, mas não menos importante, com a conta PJ você consegue ter respaldo judicial.

De forma geral, a conta MEI é capaz de servir com uma comprovação legal de que você está movimentando financeiramente a sua empresa.

Ou seja, você consegue declarar tudo aquilo que foi arrecadado pela sua MEI, obtendo um respaldo através disso.

Portanto, é fundamental levar em consideração que a sua conta MEI não irá só fornecer benefícios financeiros, mas sim judiciais.

Como abrir uma conta PJ MEI?

Por fim, iremos aprender agora como podemos criar uma conta PJ.

Assim sendo, iremos ver um passo a passo interativo que irá apresentar como e o que você irá precisar para abrir uma conta PJ com sua MEI.

Identificação Pessoal

Inicialmente, será necessário que você apresente algum documento com foto que lhe identifique como pessoa física:

  • RG (Registro Geral);
  • CNH (Cadastro Nacional de Habilitação);
  • RNE (Registro Nacional de Estrangeiro).

Dessa forma, o banco conseguirá lhe identificar e lhe associar com o CNPJ que você forneceu.

Tome cuidado quando for informar as suas informações, caso informe algum dado incorreto a liberação da sua conta irá levar mais tempo.

Identificação da Empresa

Nesta segunda etapa, será enviado para você apresentar alguma identificação da empresa que identifique a sua condição como Micro empreendedor, como por exemplo:

  • Requerimento de Empresário
  • Registro MEI

Com esta etapa concluída, você será encaminhado para a última etapa que é: O Reconhecimento Facial.

Reconhecimento Facial

Por fim, a última etapa para você criar a sua conta PJ é você confirmar a sua identidade através do reconhecimento facial.

Como última etapa do cadastro, será requerido que você permita que o aplicativo do banco tenha acesso a sua câmera.

Assim, será disponibilizado para você um enquadramento no centro da tela, onde você deve encaixar o seu rosto e finalizar o reconhecimento facial.

Com esses 3 passos concluídos, o banco irá analisar as informações fornecidas e você receberá um e-mail confirmando se a sua conta foi aprovada ou não.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top